quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PB: Comemoração dos 25 anos da Empresa Transnacional já tem data marcada.

A Transnacional e Reunidas já marcaram a data da tradicional celebração da Missa de Natal promovida há mais de quinze anos pela diretoria das empresas. Este ano, a Missa, prevista para acontecer no dia 17 de dezembro, será celebrada pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. Com o tema “O Natal da Família, O presente é Jesus”, o evento está previsto para ter início, pontualmente, às 8h, na garagem das empresas, no bairro de Água Fria. Durante a celebração, o Arcebispo e funcionários das empresas também farão uma homenagem aos 25 anos de fundação da Transnacional, completados em setembro deste ano.

A expectativa é de que mais de mil pessoas, dentre colaboradores e familiares, participem do evento, que abre os festejos natalinos do setor de transportes de João Pessoa. “Todos os anos este momento religioso atrai um número grande de funcionários e familiares. É um momento de paz entre todos os que integram a família Transnacional e Reunidas”, salientou o diretor das empresas, Alberto Pereira.

“Sempre ficamos felizes em realizar essa celebração, porque sabemos que temos uma grande participação dos nossos funcionários que sempre vem acompanhados da família”, afirmou a coordenadora da Transnacional, Socorro Aragão, lembrando ainda que durante o evento, os pais poderão prestigiar seus filhos através de apresentações de dança, teatro e música. Após as atividades, será servido um lanche coletivo.

PE: Ordens de Serviço para corredores de ônibus em Recife serão assinadas nesta quinta.

As Ordens de Serviço para a construção dos Corredores exclusivos de ônibus dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste serão assinadas nesta quinta-feira (17). As vias serão operadas com veículos do modelo TRO (Transporte Rápido por Ônibus), ligando as áreas norte ao sul da cidade e ainda a região leste ao oeste da Região Metropolitana do Recife. No total, serão investidos R$ 151 milhões na construção do Corredor Norte-Sul e R$ 145 milhões no Corredor Leste-Oeste. As obras fazem parte do pacote de ações para a Copa do Mundo de 2014. 

Leste-Oeste 
Será responsável pelo transporte dos passageiros que vai da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, atravessando a Avenida Caxangá, onde as paradas serão substituídas por estações. Com 12,5 km de extensão, o corredor passará por 22 estações e atenderá aos Terminais Integrados da Terceira Perimetral, que será construído no cruzamento da Avenida Caxangá com a General San Martin; de Camaragibe; e da Quarta Perimetral, na BR-101. 

Norte-Sul
O corredor Norte-Sul passa pelos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife. Terá início no Terminal Integrado de Igarassu e segue até a Estação Central do Metrô, no centro do Recife, passando pela PE-15, pelo Complexo de Salgadinho e pela Avenida Cruz Cabugá. O percurso de 33,2 km vai ter 33 estações interligadas a quatro terminais também integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15. Além disso, um viaduto e um elevado serão construídos nos Bultrins. Outro elevado será erguido em Ouro Preto. A obra do Norte-Sul será concluída em 18 meses.
Fonte: NE 10

PI: Licitação das linhas de ônibus em Teresina.

Nesta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Teresina discutiu o tempo de concessão das linhas de ônibus de Teresina. Ocorrerá uma reunião na Comissão dos Direitos Humanos e do Consumidor. De acordo com o vereador R. Silva estiveram presente representantes da OAB-PI, Ministério Público, entidades estudantis e comunitárias. “Houve a aprovação de uma lei sem discussão com a sociedade. E essa aprovação penalizou a sociedade. Acredito que os vereadores vão retroceder, e vão votar pelo projeto que visa a concessão de 5 anos, prorrogável por mais 5 anos”, afirmou o vereador. 

Os vereadores R. Silva, Décio Solano e Rosário Bezerra votaram contrários o projeto que concedeu por 30 anos o direito de concessão para as empresas. Os vereadores acreditam que a posição contra os 30 anos, e que busca realizar em seguida a licitação ganhará força.
Fonte: 180 Graus

CE: Funcionários da Viação Santa Cecília paralisaram as atividades nessa segunda (14).

Funcionários da Viação Santa Cecília paralisaram as atividades desde às 4h da manhã dessa segunda-feira (14). A manifestação teve início na sede da empresa, no Parque Araxá. Em seguida, foram realizadas manifestações nos terminais de Antônio Bezerra e Lagoa. A ordem era recolher os veículos que estavam em operação. Veículos de outras empresas foram escalados para atender aos usuários de linhas operadas pela Santa Cecília.

Segundo o Sintro, os trabalhadores protestam contra suspensões abusivas, de até sete dias, realizadas pela empresa, e pela falta da entrega de vales-refeições relativos a horas extras cumpridas pelos motoristas. O sindicato está tentando marcar uma reunião com a direção da empresa prevista para esta quarta-feira (16). Os veículos da empresa voltaram a circular normalmente no final da tarde. 

Segundo o presidente do Sintro, Domingos Neto, após o protesto, os motoristas que participavam foram liberados para o serviço, mas foram impedidos de voltar ao trabalho pela empresa e tiveram o ponto cortado. Nenhum diretor da empresa foi localizado para comentar sobre o ocorrido.

Paralisações constantes apontam para possível instabilidade

Não é de hoje que a Viação Santa Cecília vem sendo alvo de manifestações da categoria. Uma paralisação similar a essa ocorreu no dia 27 de setembro, conforme noticiamos. Diante desses fatos, questiona-se sobre a atual situação financeira e administrativa da empresa. A partir do momento em que houve a mudança de razão social, de Viação Timbira para Santa Cecília, levantou-se um questionamento sobre uma possível instabilidade.

Ao decorrer da história do transporte em Fortaleza, empresas que possuíam altas dívidas trabalhistas acabaram mudando a sua razão social para saná-las, mas mesmo assim acabaram fechando as portas. A aquisição de veículos cujo valor de mercado é inferior aos demais, a falta de zelo com os mesmos, além dessas paralisações por parte de seus trabalhadores são alguns dos indícios de que a Santa Cecília estaria seguindo por esse caminho sem volta.

Só nos resta acompanhar o desenrolar desta história, sendo que o prejuízo desta conta não fique com o usuário, que já necessita de um transporte eficiente e de qualidade. E que a empresa, juntamente com os seus funcionários, busquem uma alternativa para solucionar este problema, de forma que todas as partes interessadas sejam atendidas.

RN: Ônibus quebra e despeja óleo no centro de Natal.

Um ônibus da empresa Guanabara, linha 11-17 Petrópolis, quebrou no cruzamento da avenida Rio Branco e da rua João Pessoa, Cidade Alta, por volta das 13h desta segunda-feira (14), despejando óleo diesel na pista. O tanque com capacidade para 200 litros, segundo Carlos Antônio Gonzaga de Lima, motorista da empresa, não estava cheio. De acordo com o motorista, os ônibus passam por manutenção periódica e isso nunca aconteceu com ele. O ônibus trazia de 30 a 40 pessoas, pelos cálculos de Carlos Antônio. A maioria, porém, desceria na parada seguinte. "Ninguém reclamou", relatou o motorista. 

O vendedor de planos de saúde José Antônio da Silva Filho passava pelo local no momento e ligou para o Corpo de Bombeiros. "A pista está escorregadia. Os carros podem derrapar e atropelar alguém", angustiava-se. A faixa de pedestre da Rio Branco, na altura da Rua João Pessoa, é uma das mais movimentadas. Os bombeiros chegaram por volta das 14h e jogaram pó de serra na pista. Lavar, segundo um deles, deixaria a via ainda mais escorregadia, aumentando o risco de acidentes. 

"Se fosse gasolina, o perigo era maior", completou Carlos Antônio, motorista do ônibus. Ele entrou em contato com a empresa e pediu um balde de combustível para retirar o ônibus do local, o que já foi feito.
Fonte: Tribuna do Norte

PE: Acidente deixa pelo menos 16 feridos no Grande Recife.

Um acidente na PE-41, no trecho que passa pelo Engenho Itapipiré, município de Araçoiaba, Região Metropolitana do Recife, deixou pelo menos 16 feridos, na manhã desta segunda-feira (14). De acordo com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), um ônibus de turismo que transportava trabalhadores do Complexo de Suape, Litoral Sul do Estado, tombou quando passava pela serra. 

De acordo com o sargento Robson Santos, do BPRv, os 16 feridos foram atendidos em um hospital do município. “Havia mais feridos, mas eles já tinham sido socorridos pelos bombeiros quando a gente chegou. Esses 16 tiveram apenas escoriações leves, nenhum grave”, afirma. Ainda segundo o militar, o motorista do ônibus dirigia há um mês pela rodovia. "Ele conhecia a estrada, mas ela é estreita e cheia de curvas".
Fonte: G1 Pernambuco

Desenho de ônibus articulado da Santa Maria.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PB: Perseguição e sequestro a ônibus causam pânico em passageiros na cidade de Santa Rita na Grande João Pessoa.

Os passageiros do ônibus que vinha de Rio Tinto em direção a João Pessoa tiveram uma viagem de horror na manhã deste domingo. O ônibus foi sequestrado por Jeferson de Medeiros que estava em fuga de um assalto que tinha praticado em Rio Tinto, poucos instantes antes, com mais dois acusados, um deles fugiu para outro local e o outro foi preso ainda na cidade.

Jeferson saiu em fuga do crime e acoado pela polícia entrou no ônibus, apontando a arma para o motorista e para os passageiros. A polícia entrou em perseguição e convocou as barreiras em Santa Rita com o apoio da Polícia Rodiviária Federal. Ao chegar na barreira, o sequestrador seguiu reto forçando a polícia a atirar contra os pneus do veículo. Acertando vários projéteis no ônibus e estorando os pneus, ele parou.

O acusado negociou com a polícia sua rendição e foi levado para a delegacia. A família de Jeferson disse que ele não tem envolvimento com drogas e não sabe como ele se envolveu no crime. Duas passageiras foram atingidas pelos disparos e foram levadas para o hospital pelas viaturas do Samu e rsgate dos Bombeiros.Cerca de 60 políciais trabalharam na operação de resgate ao ônibus sequestrado. 
Fonte: PB Agora

MA: Prefeitura deve fazer licitação de novas linhas de ônibus em São Luís.

Para tentar diminuir o problema da falta de qualidade do transporte público, a Prefeitura de São Luís vai fazer uma licitação de novas linhas de ônibus. A prefeitura tem cento e oitenta dias para cumprir o termo de ajustamento de conduta assinado em São Luís. O compromisso foi firmado entre a prefeitura, Procuradoria Geral do Município e o Ministério Público. A prefeitura tem 180 dias para cumprir o termo de ajustamento de conduta.
Fonte: Tv Mirante 

PB: Ônibus que transporta sonhos e realidades, centenas de viagens e histórias.

A vida de estudantes, trabalhadores, consumidores, famílias são muitas histórias transportadas pelos ônibus coletivo da Grande João Pessoa. Quilometros e paradas mil distanciam os passageiros dos seus destinos, seja para o trabalho, para conquistar o pão de cada dia, ou para o nascimento de uma vida, seja pela busca da cura de alguma doença, ou a caminho de algum tratamento de saúde, lutando por um futuro melhor através dos estudos, do esporte, da arte, ou até mesmo uma compra de presente para alguém especial. São muitos motivos que levam as pessoas a se locomoverem de ônibus, mas todas as realidades e sonhos são transportados por este veículo todos os dias. 

A população faz críticas ao transporte coletivo da Grande João Pessoa. Atrasos por exemplo. Indagam se a frota não poderia ser mais numerosa em horários de grande fluxo de passageiros, ou mais limpos em dias de chuva. No entanto, sem dúvida, os ônibus daqui são os melhores do Nordeste devido a sua constante renovação, numerosas unidades de transporte de pessoas com necessidades especiais e os sistemas de integração e integração temporal que beneficiam aqueles que precisam pegar mais de uma condução para chegar ao seu destino. 

Atualmente, o sistema de transporte pessoense conta com uma frota de 517 ônibus, cujos veículos estão distribuídos em 86 linhas que trafegam pelos bairros da Capital. No total, o sistema de transporte público de João Pessoa possui 60 linhas radiais, 20 circulares e seis são destinadas exclusivamente à integração dos passageiros nos bairros. Para atender a demanda e a dinâmica de funcionamento do sistema, parte da frota, exatamente 158 veículos, são ônibus eficientes. 

E quem trabalha nos ônibus tem sua rotina de trabalho bem movimentada. Não bastando exercer sua função, motoristas e cobradores fazem parte da vida de quem transporta, seja ouvindo as histórias ou presenciando momentos dos passageiros, ou até mesmo sendo parte da realidade das pessoas que passam pelo seu coletivo. Alguns destes profissionais se casam com pessoas que conheceram no seu ambiente de trabalho. Histórias de amor e de vida passam nos ônibus da grande João Pessoa.

Um destaque é a chegada de motoristas mulheres que em pouquissímo número já embelzam os coletivos com sua beleza e competência como na empresa Santa Maria onde vi uma destas profissionais, local antes só ocupado exclusivamente por homens. Não vou aqui personalizar nenhum sonho ou história de vida de alguém porque são milhares de vidas que passam pelos ônibus e todos fazem parte deste que é um dos maiores orgulhos de João Pessoa, o transporte coletivo, os nossos ônibus de cada dia, veículo que transporta sonhos e realidades, centenas de viagens, histórias e milhares de vidas que passam por este caminho dia a dia.

MA: Promotora diz que empresas tentarão barrar licitação de linhas de ônibus em São Luís.

A promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcante, prevê que as empresas que há várias décadas operam o sistema de transporte coletivo em São Luís recorrerão à Justiça para tentar retardar ou até mesmo anular a licitação das linhas de ônibus, cujo edital deverá ser publicado em, no máximo 180 dias, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado ontem entre a prefeitura e o Ministério Público. A abertura de concorrência pública no setor é algo inédito e poderá resultar na melhoria do serviço, que a cada ano torna-se mais precário. 

Questionada sobre os direitos das empresas que exploram as linhas de ônibus em São Luís, Lítia foi taxativa: “com a abertura da concorrência, as empresas vão ter de concorrer com as mesmas condições das demais. As empresas, com certeza, tentarão recorrer e interferir no processo. No entanto, o consumidor não pode estar sujeito a interesses privados. O problema é que os empresários se esquecem que o objetivo do serviço de transporte é o consumidor. São Luís sai na frente ao realizar a licitação. Como promotora, não estou aqui para agradar ninguém e, sim, para fazer o que é correto”. 

O sistema de transporte coletivo da capital tem hoje 700 mil usuários e 1.100 ônibus, distribuídos em 181 linhas. Com a licitação, a expectativa é que o serviço passe a ter melhor estrutura, com frota moderna e mais numerosa, além de profissionais melhor qualificados. Lamentável que haja pessoas se empenhando para impedir esse importante avanço.
Fonte: Imirante

PE: A qualidade social do transporte público na Cidade do Recife.

Por Silvio Profirio da Silva 

A temática da qualidade social do transporte público nas grandes cidades não é recente no Brasil. Pelo contrário, há muito tempo esse tema é objeto de estudo de uma ampla literatura. Contudo, a maior parte dessas produções textuais que abordam esse problema se restringem ao ato de abranger questões relativas à quantidade de ônibus ou então à questão da péssima estrutura física desses veículos. Nessa ótica, uma pequena quantidades dessas matérias atentam para a questão das condições de acesso, isto é, a entrada e a saída desses transportes, sobretudo, no que diz respeito às pessoas idosas, pessoas com dificuldade de locomoção, deficientes físicos e, até mesmo, pessoas que são portadoras de problemas nos ossos, tais como, reumatismo, artrose etc. Para todas essas pessoas, as condições de acesso aos coletivos recifenses é algo penoso, em decorrências de escadas bastante altas. 

De fato, não é muito comum ver matérias que têm como objeto de interesse esse tema. Mas, é bastante comum ver pessoas que sofrem em virtude desse problema nas práticas cotidianas do dia a dia. Nunca tinha atentado para essa questão. Até que, recentemente, presenciei uma cena revoltante. Em uma manhã que demonstrava ser mais uma como as demais, peguei um ônibus rumo à faculdade. Em um dado momento, uma senhora bastante idosa, aparentando ter, em média, uns 70 anos, tenta adentrar ao transporte. No entanto, ela não conseguiu, em função das escadas de acesso que são muito altas para uma pessoa com idade avançada e, até mesmo, para um jovem de 27 como eu. Por esse motivo, muitas delas não conseguem utilizar esse transporte, ou então, utilizam mas com muita dificuldade, fazendo grande esforço para utilizar as escadas que dão acesso aos coletivos.

Mas, voltando à cena que presenciei no ônibus, acreditem, ela ainda teve que ouvir um comentário do motorista do coletivo: "Ou entra logo, ou espera outro!!!!!". A resposta veio de imediato: "Eu não posso subir. Essa escada é muito alta pra mim. Se eu subir, essa noite eu não durmo com dor nos ossos!!!!". A cena foi algo revoltante não só por conta das palavras proferidas pelo motorista, como também pelas péssimas condições do transporte público da nossa cidade. Após essa cena, passei a reparar essa questão em todos ônibus que utilizo. Percebi que essa cena é algo bastante comum e que, na maior parte desses transportes coletivos, o acesso é algo penoso até mesmo para uma pessoas que não possue nenhuma limitação. Dentro dessa perspectiva, tal transporte não propicia condições efetivas para que as pessoas, em sua grande diversidade e multiplicidade, possam se locomover (acesso/ saída). 

Sendo assim, as atuais condições do transporte público na Cidade do Recife evidenciam que esses veículos são planejados desconsiderando a grande diversidade das pessoas que os utilizam, o que faz com que apenas algumas pessoas possam utilizá-lo efetivamente, em detrimento de outras. Diante disso, é necessário considerar a todas as pessoas, em sua diversidade e multiplicidade, o que engloba as mais diversas idades/ condições físicas e, por conseguinte, propicia o acesso efetivo a esses bens de caráter coletivo/ público. É nesse sentido que é necessário que os empresários desse ramo e, sobretudo, as autoridades governamentais atentem para esse problema. Em outras palavras, a questão da acessibilidade ao transporte público é algo de fundamental importância que deve ser evidenciada e, sobretudo, debatida. Isso não só pelos empresários desse ramo e pelos governantes, mas pela sociedade civil que deve mobilizar-se a fim de reivindicar melhores condições nos transportes públicos das grandes cidaddes. Parece algo tão bobo e sem importância, mas não para quem vivencia tal situação. Por essa razão, escrevi esse texto a fim de tecer alguns pequenos comentários reflexivos acerca dessa problemática.
Fonte: fortabus

AL: Conselho aprova aumento da passagem de Maceió para R$ 2,49.

O Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) aprovou por 5 a 3 o aumento da passagem de ônibus para R$ 2,49. A reunião sobre o reajuste da tarifa ocorreu no auditório da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), nesta quinta-feira (10). O aumento de passagem, que atualmente é de R$ 2,10, foi proposto por donos de empresas de ônibus de Maceió. A nota favorável ao reajuste vai ser encaminhada ao prefeito de Maceió.

Segundo a assessoria da SMTT, o conselho teve que escolher entre o aumento da passagem para R$ 2,49, o reajuste proposto pela planilha da SMTT de R$ 2,31 ou não votar pelo aumento. O resultado da reunião foi de cinco votos para o aumento de R$ 2,49, dois, para o não reajuste e um voto para o reajuste de R$ 2,31. Apesar de o conselho ter aprovado a proposta dos empresários, a reunião é somente consultiva. O Conselho Municipal de Transportes e Trânsito não pode decidir sobre o aumento. A palavra final será dada pelo prefeito Cícero Almeida (PP). 
Fonte: Gazeta Web