terça-feira, 30 de agosto de 2011

AL: Prefeitura de Maceió vai substituir ônibus por VLT na Fernandes Lima.




Um projeto da Prefeitura de Maceió pretende tirar os ônibus da Avenida Fernandes Lima e dar lugar ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Pela proposta, o trem urbano fará um trajeto de 20 quilômetros, partindo na Praça Centenário à Central de Abastecimento, no Santos Dumont.
A ideia ousada e que vai transformar a maior artéria de trânsito da capital ainda não tem data para sair do papel, mas já foi apresentada ao Ministério das Cidades e pode entrar no rol de projetos do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade (PAC Mobilidade).
Caso seja levado adiante, o VLT da Fernandes Lima vai beneficiar cerca de 3,5 milhões de passageiros todos os dias.
O projeto prevê a criação de 10 estações, nos dois sentidos, incluindo a Avenida Durval de Góes Monteiro. Com a implantação do trem, o trajeto que hoje leva, em média, uma hora para ser percorrido, será feito em cerca de 15 minutos.

domingo, 28 de agosto de 2011

CE: Incêndio destrói 15 ônibus em revenda em Fortaleza.




Pelo menos quinze veículos foram destruídos por um incêndio, que teve início às 21h30 de ontem no pátio de uma revenda de ônibus localizada na altura do km 9,1 da pista sentido interior da BR-116, no bairro de Messejana, em Fortaleza (CE).
Sete equipes dos bombeiros foram acionadas, mas não chegaram a tempo de evitar que o fogo se alastrasse. Três pessoas que estavam dentro da empresa acionaram a corporação logo que perceberam o primeiro veículo em chamas.
Para a segurança dos motoristas e dos bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal bloqueou por duas horas parte da pista, deixando o tráfego fluir apenas pela faixa da esquerda. Em razão do horário, a fila de veículos que se formou na região foi pequena. Não se sabe ainda o que causou o incêndio.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PB: Dois ônibus são incendiados em menos de quatro horas em João Pessoa.

Casos aconteceram em bairros da Zona Sul da capital paraibana.
Em agosto, foram registrados outros dois casos semelhantes na cidade.
Ônibus incendiado em João Pessoa, PB (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Dois ônibus foram incendiados em menos de quatro horas na noite da quinta-feira (25) e na madrugada desta sexta (26) em João Pessoa, na Paraíba. Com estes casos, já foram registrados quatro ataques a transportes coletivos na capital somente no mês de agosto. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois incêndios aconteceram em bairros da Zona Sul e ninguém ficou ferido.
O primeiro caso foi registrado por volta das 22h no bairro Funcionários II. O ônibus da linha 101, que liga o bairro do Grotão ao Centro da cidade, estava estacionado no ponto final quando dois homens surpreenderam o motorista e o cobrador mandando que eles descessem. De acordo com a tenente Dezirré Silva, a dupla derramou um líquido inflamável e ateou fogo. Apesar dos bombeiros terem apagado as chamas, o transporte ficou totalmente destruído.
Ônibus incendiado em João Pessoa, PB (Foto: Walter Paparazzo/G1)Poucas horas depois, um outro ônibus foi atacado quando estava estacionado. O crime aconteceu na comunidade Cidade Verde, localizada no Bairro das Indústrias. O motorista João Silva relatou que estava em horário de repouso perto da 1h desta sexta-feira (26), se preparando para sair, quando três pessoas se aproximaram em três motos. “Eles apontaram uma arma, entraram no ônibus e já foram derramando o líquido inflamável”, disse.
Com estes casos, o mês de agosto registra quatro incêndios em ônibus em João Pessoa. No dia 1º de agosto, um coletivo que passava pelo bairro Paratibe, também na Zona Sul, foi incendiado por dois homens. Eles assaltaram o motorista, o cobrador e os passageiros. No dia seguinte, outro ônibus também foi destruído com fogo na comunidade Esperança, localizada no bairro Valentina Figueiredo, depois dos ocupantes serem assaltados.
Dois adolescentes suspeitos de participação nestes dois primeiros crimes chegaram a ser apreendidos no dia 17 de agosto e levados para a Delegacia da Infância e Juventude, em João Pessoa. De acordo com a delegada Juvanira Holanda Linhares, eles foram liberados por não terem sido reconhecidos pelas vítimas.
O tenente Freitas, do 5º Batalhão da Polícia Militar, disse não ter informações se os dois ataques mais recentes têm ligação com os outros dois ocorridos neste mês. “Eles podem ter copiado o exemplo do que os outros fizeram”, comentou. A Polícia Militar ainda não esclareceu se os dois incêndios desta noite foram provocados pelo mesmo grupo.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

PB: Novos ônibus articulados da Viação São Jorge está a caminho de João Pessoa



Os articulados tão esperados da Empresa São Jorge, já estão a caminho
 de João Pessoa, um deles, o 02112, foi fotografado na tarde desse
 sábado (20) por Elias Rodrigo Gottardo em Lages/SC.


Trata-se de um Marcopolo Viale, encarroçado sobre chassi Mercedes-Benz
 OF 1722, 3 portas, sendo a traseira para embarque, a dianteira para 
desembarque e a central adaptada com elevador para portadores de 
necessidades especiais, possuem vista eletrônica da FRT, o que é uma
novidade na São Jorge, que até então tinha apenas 2 carros com destino 
eletrônico.
Em breve, estes ônibus chegaram a João Pessoa e provavelmente vá para 
alguma das linhas do bairro do Valentina. Aguardem.

MA: Moradores da Vila Ayrton Senna andam 2 km para conseguir ônibus.



SÃO LUÍS - Uma comunidade inteira sem transporte público. Na Vila Ayrton Senna, em São Luís, os moradores estão tendo que andar quase dois quilômetros para conseguir pegar um ônibus. É que, por causa dos buracos, os motoristas dos ônibus do Tibiri se recusam a entrar no bairro. Segundo a comunidade, o problema já foi informado à Prefeitura de São Luís e nada foi feito. Assista à reportagem de Elbio Carvalho, da TV Mirante.
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos da capital informou que o bairro São Raimundo foi incluído no plano macro de revitalização das ruas da cidade, que ainda não tem data definida para ser lançado.
Com relação ao lixo, mostrado na reportagem feita hoje de manhã (22), a Semosp informou que a coleta está regular na área e que é realizada sempre em dias alternados. Com relação aos ônibus do Tibiri que não estão circulando na Vila Ayrton Senna, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes informou que a mudança no itinerário ocorreu por conta das obras de recuperação da avenida, e que os ônibus voltarão ao percurso normal assim que os trabalhos forem concluídos.
A equipe de reportagem da TV Mirante esteve durante parte da manhã na Vila Ayrton Senna e não foram encontradas equipes da prefeitura trabalhando no bairro.

PE: O novo Mega BRT paceia nas ruas do Recife.




Um dia antes do governo do estado anunciar os editais de licitação para se 
construir os corredores Norte-Sul, Leste-Oeste e Cidade Copa, um dos 
possíveis veículos a serem utilizados nesses ramais percorreu as ruas do Recife. 
A viagem do ônibus articulado, trazido de Caxias (Rio Grande do Sul) pela empresa 
Neobus, foi curto. Demorou menos de uma hora, mas suficiente para despertar a curiosidade.
Por onde passou, o veículo, com cerca de 20 metros de comprimento, chamou a atenção. 
E até recebeu aplausos.

Vídeo do Diario de Pernambuco online de 10 de agosto de 2011.

sábado, 20 de agosto de 2011

PB: Empresas de ônibus em João Pessoa celebraram no dia 25/07 em João Pessoa o Dia do Motorista com atividades


As empresas de transporte urbano de João Pessoa, Transnacional, Reunidas e Santa Maria, promoveram uma grande confraternização para seus funcionários para celebrar o “Dia do Motorista”. O evento aconteceu na madrugada do dia 25/07 – dia dedicado a São Cristóvão, padroeiro da categoria – das 4h30 às 7h00, na garagem das empresas, em Água Fria e no Distrito Industrial. A expectativa foi de que mais de 700 operadores da Transacional e Reunidas e cerca de 150 profissionais da Santa Maria, entre motoristas, cobradores e fiscais, participarem do café da manhã e das atividades que serão desenvolvidas.






Segundo a psicóloga das empresas Mariângela Chaves, o horário escolhido teve como objetivo contemplar o maior número possível de operadores. “Vamos começar a comemoração às 04h30 para agraciar os motoristas e cobradores que estão chegando para trabalhar”, afirma ela. Na oportunidade, os homenageados foram recepcionados com um diversificado e saboroso café da manhã. Mariângela adiantou que mesmo quem não estivesse na escala para trabalhar no primeiro turno poderia participar da comemoração. “O evento é direcionado para os nossos operadores, portanto, todos são convidados, independente do turno de trabalho”, afirma a psicóloga.
Enquanto se confraternizam com os colegas e tomam o reforçado café da manhã, os operadores da Transnacional e Reunidas foram acompanhados pela apresentação do grupo de forró pé de serra “Forró Natureza”. Além disso, a programação incluiu ainda um momento de oração. Na Santa Maria, segundo Mariângela, a animação ficou por conta da dupla de cantores Paulo Sérgio e Ronaldo.

Conforme o diretor da Transnacional e Reunidas, Alberto Pereira, a comemoração do Dia do Motorista teve um significado muito especial e já faz parte do calendário anual das empresas. “Essa é uma forma singela de homenagear os profissionais que lidam com os nossos clientes diariamente e mostrar o quanto eles são importantes e fundamentais na prestação de um serviço tão importante como o de transportar pessoas”, disse o empresário.

PB: João Pessoa, 426 anos - A capital da Paraíba.

PB: João Pessoa, 426 anos - O trabalho não para.

Menos da metade dos brasileiros opta por transporte coletivo, diz Ibope


Pesquisa CNI/Ibope sobre locomoção divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que menos da metade dos brasileiros, 42% ao todo, afirmam usar o transporte coletivo como primeira opção para chegar ao trabalho ou escola. O levantamento foi realizado entre os dias 20 a 23 de março deste ano em 141 municípios.
Segundo a pesquisa, o transporte coletivo (ônibus, micro-ônibus, van, metrô, trem, bonde e barca) é utilizado por 61% dos entrevistados, mas apenas 42% o utilizam como seu principal meio de locomoção da casa para a escola ou local de trabalho ou para realizar alguma outra atividade rotineira.
Para 37%, o tempo é o principal fator na escolha do transporte. Ao todo, 24% dos entrevistados afirmaram demorar mais de uma hora para chegar ao trabalho ou escola. Nos municípios com mais de 100 mil habitantes, o percentual sobe para 32%.
A maioria dos brasileiros (68%) também utiliza mais de um tipo de transporte para se locomover. O tempo de locomoção é maior para quem tem maior renda, o que sugere, segundo os pesquisadores, que essas pessoas moram mais afastadas do local de trabalho ou estudo.
Meios de locomoção
O principal meio é o ônibus (34% afirmam utilizá-lo como principal meio de locomoção). Em seguida aparece a caminhada, com 24%, o automóvel da família, com 16%, e a bicicleta, escolhida por 8% da população.
O meio de transporte que obteve pior avaliação foi o ônibus: 24% dos entrevistados o consideram ruim ou péssimo, mas 46% consideram que o serviço melhorou nos últimos dois anos.
Mais da metade da população também diz ter medo sempre ou na maioria das vezes de sofrer um acidente ou ser assaltado em meios de transporte.
A falta de transporte foi apontada como um problema das cidades pequenas e no interior. Nas capitais, as principais razões para a não utilização do transporte público são a falta de conforto (19%), o longo tempo de locomoção (16%) e o alto custo (16%).
A pesquisa mostra ainda que, embora menos da metade dos brasileiros utilize um transporte público como principal meio de locomoção, a maioria necessita desse tipo de meio de maneira complementar.
O uso do transporte coletivo é mais intenso no Sudeste (71%) e menos intenso no Norte/Centro-Oeste (45%) e Sul (48%).
Os entrevistados avaliaram ainda a percepção negativa sobre o transporte utilizado. Ao todo, 33% afirmaram não perceber nenhum aspecto negativo, resposta mais usada pelos que utilizam automóvel da família para se locomover (62%). Já 20% responderam ser cansativo, 18% alegam ser muito lotado, e “É caro” e “Vou em pé” foram opções escolhidas, cada uma, por 11% dos brasileiros.
Ao todo, foram entrevistadas 2.002 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro estimada da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
FONTE: Portal Pe360 graus

RN: Empresa Santa Maria passa a operar linha 45 em Natal/RN.



Santa Maria começa a operar hoje na linha 45. Será que os estudantes da Campus irão estranhar a novidade? 


Foto sedido por Helckton Fernandes do Flogme Hellbus (Parceiro do Busão de Natal)


A empresa Viação Riograndense passou a linha 45 que faz o itinerário Brasília Teimosa/ Campus, para a empresa Santa Maria. O motivo ainda não foi esclarecido, mas á informação foi confirmado pela a empresa Riograndense ao nosso site pelo o Coordenador de Tráfego, que alegou que o processedimento de transferência das linhas ainda está em processo por parte da SEMOB. "A Riograndense não perdeu a 45 e sim transferiu a linha para a outra empresa, no caso a Santa Maria"






Os carros que foram da linha 45, hoje estão rodando nas linhas 03 que faz o itinerário Nova Natal/ Campus e na linha 28 que faz o itinerário Nova Natal/ IFRN.



Os carros são muito bem conservado e vão garantir um melhor conforto ao usuário dessas linhas, além de que, a linha poderá ser ampliada com mais carros fazendo o tempo de espera dos usuário ficarem diminuídos e assim prestar um melhor serviço a população do Nova Natal com mais qualidade.



Informação confirmada e autorizada por parte do Sr. Andre (Coordenador de trafego)

PE: Grande Recife promove campanha para o respeito de idosos no ônibus.

sábado, 13 de agosto de 2011

PE: Grande Recife cria programação especial para Dia dos Pais.


Em comemoração ao Dia dos Pais, o Grande Recife Consórcio de Transporte irá realizar, neste final de semana (13 e 14), uma programação especial que envolve o reforço de frota de duas linhas de ônibus que circulam em direção ao litoral norte do Estado e a mudança no tipo de veículo que opera em mais uma linha. No total, 30 veículos realizarão 228 viagens.



Para o sábado (13), a linha 968-Ilha de Itamaracá/Igarassu irá operar com dois extras e realizar 14 viagens a mais que em sábados comuns. Assim, irá totalizar oito ônibus e 72 viagens.


Já para o domingo (14), as linhas 946-Igarassu (BR-101) e 968-Ilha de Itamaracá/Igarassu, juntas, totalizarão três ônibus a mais que realizarão 21 atendimentos extras. Além disso, a linha 964-Igarassu/Macaxeira, que opera com quatro veículos e realiza 29 viagens nos domingos normais, terá uma substituição nos ônibus que realizam o transporte, passando de alongados para articulados, que são maiores, transportando até 120 pessoas.


No total, a programação especial irá contabilizar 30 ônibus que realizarão 223 viagens, um acréscimo de cinco coletivos a mais e 21 viagens extras. Para maiores informações sobre o itinerário das linhas, o usuário será informado através de divulgadores do Consórcio em frente ao shopping. Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou no site http://www.granderecife.pe.gov.br/

PI: Novo valor da passagem de ônibus em Teresina vigora a partir da próxima segunda-feira (1º).


Após catorze meses do último reajuste na tarifa do transporte coletivo em Teresina, o secretário  municipal de governo da Prefeitura, Paulo César Vilarinho, afirmou nessa quarta-feira (27), durante entrevista à TV Cidade Verde, que o novo valor da passagem vai vigorar a partir do dia 1º de agosto. 



De acordo com Paulo César Vilarinho, a prefeitura ainda está decidindo o valor exato do reajuste, a fim de que seja determinado o novo preço da passagem, no entanto, adiantou que um cálculo feito pela Strans chegou ao valor de R$ 2,14.

Ainda de acordo com o secretário de governo, os empresários desejam que o novo valor seja de R$ 2,20, enquanto que o Ministério Público pede zero de aumento. Ele acrescentou que a mudança de preço é fundamental para a qualidade do transporte público da capital. “Se o prefeito não der o aumento, cai a qualidade dos ônibus”, declarou.


Fonte: Mayra Monteiro/Edição Daniele Sá 

BA: Prefeitura e empresários de ônibus em Salvador mantém demanda na Justiça para saber quem deve a quem.


Por trás do caos do transporte público de Salvador, evidenciado nos últimos meses com a precariedade das estações, paralisação de rodoviários, acidentes com ônibus e reclamações dos usuários, está uma questão mais profunda: a relação da Prefeitura com as 18 empresas de ônibus de Salvador. Uma batalha jurídica corre na 5ª Vara da Fazenda Pública e no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. O problema está centrado nas contas, ou melhor, no suposto desequilíbrio de contas do Sistema de Transportes Coletivo por Ônibus (STCO). Enquanto o processo corre, o transporte segue devagar, quase parando. 

"Em 2006, as empresas de ônibus entraram com uma ação na Vara da Fazenda Pública pedindo a suspensão de pagamentos de tributos como a taxa de gerenciamento e multas", explica Maria das Graças Araújo, advogada da Superintendência de Transportes Públicos (STP). Segundo ela, a alegação para o pedido foi o déficit gerado pela diferença entre o valor real da tarifa e o valor sugerido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Salvador (SETPS) como necessário para cobrir seus custos. 

"Na época, o preço da passagem custava 1 real e 70 centavos, mas as empresas alegavam que deveria ser de R$1,92", diz Araújo. Isso ocasionaria o que está sendo chamado de desequilíbrio de contas, ou seja, gastariam mais do que arrecadam. Esse impasse financeiro continua existindo porque a tarifa atual seria inferior ao valor calculado pelo SETPS. "Por questões políticas, a Prefeitura só repassou o valor de 2 reais para a população", diz a gerente de projetos da STP, Greice Prud'Homme. 

"Apesar de não oficial, o déficit é usado como alegação para que as empresas não paguem devidamente as taxas de gerenciamento e multas, únicas fontes de renda dos cofres públicos". Foi o que afirmou a presidente da Associação dos Servidores de Transporte e Trânsito do Município (Astram), Mércia Teixeira. "As autarquias SET e STP ficam sem autonomia", completa. O Superintendente de Transportes Público em exercício durante a apuração desta reportagem, Gervásio Carvalho, disse que a STP também gasta mais do que recebe. "Estou trabalhando em déficit e preciso equilibrar as contas da STP", disse Carvalho dois dias antes de pedir exoneração do cargo, em 24 de maio. Segundo ele, todas as medidas contra as ações dos empresários na Justiça havia sido tomadas pela Prefeitura até aquele momento.
Fonte: Jornal UFBA

BA: Mulher é baleada durante assalto a ônibus na Av. Garibaldi, em Salvador.

Uma mulher de 34 anos foi atingida por tiros após um assalto a ônibus por volta das 6h deste sábado (13), na Avenida Garibaldi, em Salvador. De acordo com a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), dois assaltantes abordaram os passageiros em um veículo da empresa Verdemar. Na fuga, os homens dispararam alguns tiros em direção do coletivo.
Ainda segundo a polícia, a mulher foi atingida ‘superficialmente’ na testa e socorrida para o Hospital Geral do Estado (HGE) por um carro da Polícia Militar. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima. Os criminosos conseguiram fugir e até o momento não foram encontrados.
Nas últimas 24 horas, a Centel registrou três assaltos a coletivos, além de quatro homicídios e seis tentativas de homicídios na capital e na região metropolitana.
Assalto na região
No dia 25 de julho, uma advogada foi surpreendida por dois homens enquanto estava parada em um semáforo da Avenida Garibaldi, uma das regiões mais movimentadas de Salvador. De acordo com a vítima, ela se assustou com a situação e deixou o carro "morrer". Os suspeitos acharam que ela ia reagir ao assalto e atiraram. A advogada recebeu alta do Hospital São Rafael , no domingo (31), ainda com a bala alojada na cabeça.
"Olhei no retrovisor e vi dois homens andando no meio do engarrafamento. Achei estranho, mas não me assustei tanto. Me assustei de verdade quando o homem bateu três vezes no meu vidro com a arma. Aí deixei o carro morrer e ele achou que eu ia reagir. Só senti tontura, vi tudo rodando. Mas fiquei calma, rezando e esperando socorro”, relata a advogada, que foi inicialmente levada para o Hospital Geral do Estado (HGE) e depois transferida para o São Rafael.
Investigadores da 6ª Delegacia Territorial (DT), em Brotas, em Salvador, apresentaram nesta quinta-feira (4), o suspeito de ter cometido o crime. O suspeito, que tem 19 anos, foi preso no Alto do Gantois, na Federação. Além dele, a polícia prendeu duas meninas integrantes da quadrilha, uma com 18 e outra com 25 anos, responsáveis por assalto no bairro de Ondina. De acordo com a polícia foi apreendido também, dois adolescentes, integrantes do grupo.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PE: Governo de Pernambuco lança edital para construção de 52 km de corredores de ônibus.



Esta manhã foram lançados os editais de licitação para as obras que serão realizadas até a Copa do Mundo de 2014, inicialmente o Terminal Integrado Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata; a implantação de 52 de corredores exclusivos de Transporte Rápido de Ônibus (TRO) nos eixos Norte-Sul, Leste-Oeste e Ramal Cidade da Copa, dentro do Programa Estadual de Mobilidade (PROMOB). Além dessas intervenções, o plano prevê ainda a implantação de corredores de transporte público na Avenida Norte Miguel Arraes e na BR-101 que serão licitados em outro momento.

Saiba mais sobre as obras:

Os corredores Norte-Sul, Leste-Oeste e Ramal da Copa ligarão a capital às cidades de Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Igarassu, Abreu e Lima e Paulista. O projeto também vai requalificar as vias, construir elevados, viadutos, túneis e estações. Todos os ônibus irão operar no sistema TRO (Transporte Rápido de Ônibus) e serão equipados com ar-condicionado, sistema de segurança através de registro de imagens, contagem eletrônica de passageiros e GPS. A tarifa também será cobrada antes de o passageiro entrar no ônibus e os embarques e desembarques serão feitos em miniestações construídas no mesmo nível dos coletivos, agilizando o tempo de parada dos veículos. Cidades como Bogotá (Colômbia), Johanesburgo (África do Sul) e Curitiba (Brasil) já operam hoje com esse sistema.

Agamenon Magalhães – Quatro viadutos vão cruzar a Avenida Agamenon Magalhães, entre a Ilha do Leite e o Parque Amorim: um na entrada para a Rosa e Silva (do Português/Mac Donald); um iniciando na Rui Barbosa, em frente ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), e cruzando a Agamenon Magalhães até o Americano Batista; outro do Colégio Contato, na Dom Bosco, até o Hospital da Restauração e o último saindo da Paissandu e indo até o outro lado da pista, no canteiro central. Até o mês de novembro o estudo técnico e o projeto básico e executivo estará pronto para que a obra seja licitada.

Corredor Leste-Oeste - será responsável pelo transporte dos passageiros que vai da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, atravessando a avenida Caxangá, onde as paradas serão substituídas por estações. Com 12,5 km de extensão, o corredor vai passar por 22 estações e atender aos terminais integrados da Terceira Perimetral, que será construído no cruzamento da Avenida Caxangá com a General San Martin; de Camaragibe; e da Quarta Perimetral, na BR-101. Também serão construídos três elevados: um próximo ao Bompreço, da Benfica; outro na Terceira Perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas; e mais um no Engenho do Meio. Na Praça João Alfredo, ao lado do Museu da Abolição, na Segunda Perimetral, vai ser construído um túnel e um viaduto será erguido próximo à UPA da Caxangá. Com uma demanda de 126 mil passageiros/dia, a obra tem um valor estimado de R$ 164 milhões.

Corredor Borte Sul - A primeira etapa vai do Terminal Integrado de Igarassu até a Estação Central do Metrô, no centro do Recife, passando pela PE-15, pelo Complexo de Salgadinho e pela Avenida Cruz Cabugá. O percurso de 33,2 km vai ter 31 estações interligadas a quatro terminais integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15. Além disso, um viaduto e um elevado serão construídos nos Bultrins e outro elevado em Ouro Preto. Investimento: R$ 155 milhões e expectativa de atendimento de 146 mil passageiros/dia.

Ramal Cidade da Copa: O Ramal Cidade da Copa vai da Avenida Belmino Correia, em Camaragibe, próximo à Estação de Metrô, até a Cidade da Copa e a BR-408, que está sendo duplicada. Será uma pista exclusiva de ônibus e duas de carros em cada sentido, passando pelo Terminal Integrado Cosme e Damião. O investimento é de R$ 138 milhões e o atendimento de 20 mil passageiros/dia. Extensão: 6,3 Km.

O TI Cosme e Damião - O Terminal Integrado Cosme e Damião, que será construído ao lado da Estação do Metrô, em São Lourenço da Mata, receberão um investimento de R$ 19 milhões. Na área de 7.625.74m² serão construídas duas plataformas de embarque e desembarque, uma para o Transporte Rápido de Ônibus (TRO) e outra para o modelo de transporte convencional, além de dois quiosques, quatro lojas, uma lanchonete e um bicicletário. Todo o terminal integrado será construído com pisos táteis, facilitando a acessibilidade.

PE: Frota Monitorada através do celular, usuário vai saber o tempo de espera pelo ônibus no Recife.




A licitando e a aquisição de uma central de controle e monitoramento da frota dos mais de 2900 ônibus que operam hoje no sistema de transporte público da Região Metropolitana foi anunciada pelo governador do Estado, Eduardo Campos, na manhã desta quarta-feira (10). Trata-se de uma tecnologia sistematizada por meio do GPS (Sistema de Posicionamento Global), orçada em R$ 26 milhões.
A medida vai proporcionar a fiscalização e acompanhamento, em tempo real, da posição e localização dos ônibus no mapa da RMR, assim como a velocidade em que eles estão trafegando e o tempo de viagem de cada linha.
Segundo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, este monitoramento tem como objetivo melhorar a gestão do sistema, facilitando o planejamento, o controle e a fiscalização dos ônibus. “Vamos conseguir verificar se o quadro de horário estabelecido está sendo cumprido pelas empresas de ônibus e se está havendo algum desvio de itinerário”, ressaltou o secretário, lembrando que a partir do momento em que as informações do monitoramento chegam de forma mais rápida, é possível que a correção dos problemas seja feita também com mais agilidade, fazendo com que o usuário possa ter mais confiabilidade no sistema de transporte coletivo.
Atrelado ao sistema de GPS, o Grande Recife Consórcio de Transporte contará com uma rede central de monitoramento – o CCO (Centro de Controle e Operações), localizada na própria sede, munida de painéis de LCD para o acompanhamento das operações. Os painéis mostrarão, em tempo real, o embarque e desembarque das linhas. A tecnologia também será expandida para os terminais em operação e para os que ainda serão inaugurados, além dos principais corredores de transporte da RMR.
Informações pelo celular – Os usuários terão acesso a um Portal de Voz e a um site na Internet que poderá ser acessado por smartphones, com informações precisas das linhas e os devidos percursos. Além disso, podem receber informações por torpedo, em seus celulares, sobre o tempo de espera nas paradas.Reforço na Equipe - O Centro de Controle e Operação irá funcionar com uma estrutura de 20 operadores internos e mais 55 fiscais de frota e vistoria nas ruas, em pontos estratégicos.
Para reforçar o quadro, o Governo está publicando no Diário Oficial de quinta-feira (11), a convocação de 15 novos fiscais, sendo 14 fiscais de linha e frota e um fiscal de vistoria, que foram classificados no último concurso realizado no Grande Recife Consórcio de Transporte em setembro do ano passado.

PE: Projeto de transportes e mobilidade do Recife e região.






CE: Terminal de ônibus em Fortaleza é adaptado para evitar atropelamentos.

A prefeitura de Fortaleza começou a instalar, na segunda quinzena de julho, grades entre as pistas de tráfego de ônibus e nas plataformas do terminal de ônibus urbano do Bairro Papicu, em Fortaleza. O objetivo, segundo a prefeitura, é evitar acidentes com a travessia de passageiros fora da faixa de pedestres.
Em 2010 foram registrados dois acidentes fatais no terminal. O primeiro aconteceu em março, quando um homem de 33 anos foi imprensado entre dois ônibus quando atravessava fora da faixa de pedestre. O segundo foi em novembro, quando uma senhora de 66 anos também foi atropelada.
Ainda de acordo com a prefeitura, as obras, que também incluem adaptação da infraestrutura para pessoas com deficiência, devem beneficiar cerca de 270 mil pessoas que passam diariamente pelo terminal.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

RN: Novos ônibus articulado de Natal.



O ano de 2011 ficou marcado com a chegada da grande novidade. A empresa Transportes Reunidas trouxe até Natal um ônibus articulado com capacidade de transportar 153 passageiros, o ônibus está fazendo a linha 73 que faz o itinerário Santarém/ Ponta Negra.


A Transportes Reunidas trouxe 2 carros de prefixos 0880 que é o que está rodando e o 0840 que ainda encontra-se na garagem, mas todos esses ônibus irão rodar na linha 73, que é uma linha considerada de grande demanda e é umas das linhas principais da empresa. Nela encontra-se muitos todos os truncados que são ônibus de 3 eixos e agora 2 articulados. O futuro da linha é que só tenha truncados e articulados.
Natal já teve articulado há 18 anos pela a empresa Viação Cidade do Sol que faliu e hoje deu lugar a empresa Santa Maria. O articulado da empresa Cidade do Sol foi vendido com 2 á 3 mês de usado. O grande motivo da venda foi pelo fato que Natal na época estava crescendo, e as curvas para o ônibus conhecido na época como o ÔNIBUS DO FUTURO ficava complicado de fazer, daí, desde desse tempo muita gente dizia “Não cabe articulado em Natal”, mas hoje tirei a comprovação de que isso é uma verdadeira mentira, pois o ônibus articulado é muito melhor do que um ônibus truncado, pois esse articulado nas curvas parecia um ligeirinho, o motorista fez bonito e não precisou fazer muito esforço para fazer as manobras citados por alguns. Nas fotos dá pra comprovar que esse busão pode rodar na linha 600 tranquilo.

No terminal, o ônibus chamou muita atenção de curiosos e até mesmo dos vizinhos, alguns que não saia que estava vendo alegaram que o ônibus tinha sofrido (se torando ao meio) porque eles viram a sanfona que “emenda a carroceria um ao outro” eles alegaram que fosse um grande remendo.
Pela manhã, vários usuários estranharam o tamanho do busão, e muitos fizeram várias fotos, não é pra menos, não é todo ano que uma empresa compra ônibus desse porte.

O grande desafio é uma empresa comprar ônibus bi-articulado, se já tem uma articulado é bem capaz da empresa Transportes Reunidas trazer articulados há Natal.




O ônibus já vem com todas as normas de acessibilidade dito por lei com painel de itinerário digital cor Branco e com porta de acesso exclusivo para pessoas de locomoções especiais. Além cantos reservados para pessoas obesas ou com deficiência visual.

PE: Grande Recife desativa parada de 14 linhas para conclusão de obras na Rua do Hospício.



Grande Recife desativa parada de 14 linhas para conclusão de obras na Rua do Hospício 



A partir de hoje (05/08), o Grande Recife Consórcio de Transporte desativa provisoriamente a parada de ônibus da Praça Olavo Bilac, localizada na Rua do Hospício do lado oposto à Câmara dos Vereadores. Isto porque a Prefeitura do Recife está realizando obras de revitalização na praça e precisa do espaço para concluir a obra. Após o término da reforma, a parada será reimplantada. 

Com a desativação da parada citada, os usuários das 14 linhas de ônibus realizam embarque/desembarque na Praça Olavo Bilac devem procurar as paradas anteriores, localizadas na Avenida Cruz Cabugá, ou posteriores, localizadas nas Ruas do Riachuelo e do Hospício. O itinerário das linhas não será alterado. Confira a lista de linhas abaixo. 

Para maiores informações sobre o itinerário das linhas, o usuário será informado através de divulgadores do Consórcio em frente ao shopping. Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou no site www.granderecife.pe.gov.br. 

Lista de linhas que terão parada desativada provisoriamente: 

532-Casa Amarela (Cabugá) 
631-Nova Descoberta 
632-Alto do Refúgio 
645-Av. Norte (Macaxeira) 
742-Linha do Tiro 
824-Jardim Brasil II (Cabugá) 
843-Alto da Bondade (Vila Nossa Senhora da Conceição) 
847-Alto Nova Olinda 
915-PE-15 (Prefeitura) 
946-Igarassu (BR-101) 
967-Igarassu (Sítio Histórico) 
976-Paulista (Prefeitura) 
981-Rio Doce (Conde da Boa Vista) 
992-Pau Amarelo