A licitando e a aquisição de uma central de controle e monitoramento da frota dos mais de 2900 ônibus que operam hoje no sistema de transporte público da Região Metropolitana foi anunciada pelo governador do Estado, Eduardo Campos, na manhã desta quarta-feira (10). Trata-se de uma tecnologia sistematizada por meio do GPS (Sistema de Posicionamento Global), orçada em R$ 26 milhões.
A medida vai proporcionar a fiscalização e acompanhamento, em tempo real, da posição e localização dos ônibus no mapa da RMR, assim como a velocidade em que eles estão trafegando e o tempo de viagem de cada linha.
Segundo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, este monitoramento tem como objetivo melhorar a gestão do sistema, facilitando o planejamento, o controle e a fiscalização dos ônibus. “Vamos conseguir verificar se o quadro de horário estabelecido está sendo cumprido pelas empresas de ônibus e se está havendo algum desvio de itinerário”, ressaltou o secretário, lembrando que a partir do momento em que as informações do monitoramento chegam de forma mais rápida, é possível que a correção dos problemas seja feita também com mais agilidade, fazendo com que o usuário possa ter mais confiabilidade no sistema de transporte coletivo.
Atrelado ao sistema de GPS, o Grande Recife Consórcio de Transporte contará com uma rede central de monitoramento – o CCO (Centro de Controle e Operações), localizada na própria sede, munida de painéis de LCD para o acompanhamento das operações. Os painéis mostrarão, em tempo real, o embarque e desembarque das linhas. A tecnologia também será expandida para os terminais em operação e para os que ainda serão inaugurados, além dos principais corredores de transporte da RMR.
Informações pelo celular – Os usuários terão acesso a um Portal de Voz e a um site na Internet que poderá ser acessado por smartphones, com informações precisas das linhas e os devidos percursos. Além disso, podem receber informações por torpedo, em seus celulares, sobre o tempo de espera nas paradas.Reforço na Equipe - O Centro de Controle e Operação irá funcionar com uma estrutura de 20 operadores internos e mais 55 fiscais de frota e vistoria nas ruas, em pontos estratégicos.
Para reforçar o quadro, o Governo está publicando no Diário Oficial de quinta-feira (11), a convocação de 15 novos fiscais, sendo 14 fiscais de linha e frota e um fiscal de vistoria, que foram classificados no último concurso realizado no Grande Recife Consórcio de Transporte em setembro do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário